sábado, 17 de dezembro de 2011

QUIROPRAXIA



Sabe aquela dor nas costas? Aquele mau jeito ao levantar da cama? Aquele torcicolo que incomoda há dias? Então, são pequenos problemas que restringem seus movimentos, limitam suas ações e dificultam seu trabalho, lazer, etc. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Quiropraxia é uma profissão da saúde que lida com o diagnostico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral. Há uma ênfase em técnicas manuais, incluindo o ajuste e/ou a manipulação articular, com um enfoque particular nas subluxações.
Os conceitos e os princípios que distinguem e diferenciam a filosofia da Quiropraxia de outras profissões de saúde são de grande importância para a maioria dos quiropraxistas e influenciam profundamente a atitude e a abordagem destes em relação à atenção à saúde.
A relação entre a estrutura, particularmente a coluna vertebral e o sistema músculo-esquelético, e a função, especialmente coordenadas pelo sistema nervoso, constitui a essência da Quiropraxia e o seu enfoque para a restauração e preservação da saúde.
A quiropraxia vai atuar nas articulações que fazem esses problemas lhe afetarem. Ela devolve os movimentos, libera as articulações, diminui ou elimina as dores, melhora as condições naturais do organismo. Tudo isso através de ajustes articulares feito com as mãos, sem uso de medicação ou procedimentos invasivos ao organismo.
Hipoteticamente, conseqüências neurofisiológicas significativas podem ocorrer como resultado de distúrbios funcionais mecânicos da coluna vertebral, descritos pelos quiropraxistas através do termo subluxação ou complexo de subluxação.
O exercício da Quiropraxia enfatiza o tratamento conservador do sistema neuro-músculo-esquelético, sem o uso de medicamentos e procedimentos cirúrgicos. Causas e conseqüências biopsicossociais também são fatores significativos na abordagem do paciente.
A Quiropraxia é uma profissão na área da saúde que se dedica ao tratamento de problemas do sistema músculo-esquelético. Através de técnicas de terapia manual, exercícios e orientação postural, os quiropraxistas procuram diminuir a dor e tensão, restaurando a movimentação normal.
As principais condições tratadas com Quiropaxia são: dores na coluna vertebral, dores de cabeça, dores e tensão muscular, dores articulares, restrições a movimentação.
O tratamento consiste, após uma entrevista e exame clínico minuciosos, consiste de três fases integradas: terapia manual e métodos físicos, exercícios para reabilitação e orientação.
Durante o tratamento são oferecidas instruções sobre como manter uma postura e atividades adequadas para evitar novos episódios de dor, considerando-se o estilo de vida de cada pessoa.
Inicialmente os pacientes são tratados uma a três vezes por semana, com redução da freqüência conforme a melhora dos sintomas. E comum tratamentos durarem entre um e quatro meses.

Nenhum comentário: