sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Reflexologia Podal


Reflexologia Podal

Você sente seus pés inchados e doloridos ao fim de um dia de trabalho? Essa sensação incômoda é comum, mas tem solução. Colocar os pés para cima, massagear com cremes para ativar a circulação e fazer escalda-pés são alguns métodos. Mas, que tal fazer um tratamento completo que, além de relaxar e desinchar, cuida de outros problemas de saúde?

A reflexologia podal é uma técnica de massagem terapêutica aplicada em determinadas áreas dos pés que permite a recuperação gradativa e o bem-estar do paciente.

No início do século passado, o Dr. William Fitzgerald, médico em Londres, descobriu que o corpo possui 10 zonas de energia (meridianos) que partem da coroa da cabeça e vão até as extremidades dos dedos dos pés e das mãos, sistematizando dez zonas energéticas e considerando, inclusive, os respectivos órgãos contidos nestas zonas. De acordo com o princípio de que a parte contém o todo, ao observar os pés (planta, dorso e tornozelo) e suas zonas energéticas, foi possível projetar todo o corpo e determinar assim a área reflexa de cada órgão, glândula etc.
Por meio desse método, podemos aliviar os mais variados sintomas, desde dores musculares, enxaquecas, problemas digestivos, alérgicos, sexuais, relativos à menopausa até aqueles de ordem emocional como as depressão e ansiedade.
A massagem reflexa ativa o mecanismo de cura que existe em cada um de nós e o seu efeito é cumulativo, ou seja, a cada nova sessão reforça-se a sensação de bem-estar físico e emocional, comprovando assim a sua eficácia, mas é importante lembrar que a reflexologia deve ser utilizada como tratamento de apoio, ou seja, nunca devemos substituir o nosso médico por ela.
O tratamento começa com a imersão dos pés, por 20 minutos, em água morna com sais de banho. Em seguida é feita uma leve esfoliação e massagem nos pés com creme canforado. O creme de parafina aplicado no final recupera a hidratação da região. Ele precisa ser deixado na pele por 30 minutos, potencializado por uma vedação com filme plástico. Cada sessão custa R$ 60 e deixa o paciente relaxado e revigorado.
Gostaria de comentar?

Nenhum comentário: