terça-feira, 12 de agosto de 2008

drenagem linfática


A drenagem linfática é um meio natural de eliminar toxinas e melhorar o aspecto geral da pele.
A função da drenagem linfática facial é eliminar os edemas (inchaços) e o resultado da melhoria da circulação veno-linfática local, que auxilia a remoção das toxinas dos tecidos. A drenagem linfática estimula a função do sistema imunológico local relaxa os espasmos dos músculos da face e tem um importante papel na recuperação do pós-operatório. Logo após as primeiras sessões é possível visualizar os aspectos positivos desse tipo de tratamento: diminuição do edema e uma melhora na aparência da pele.
Para entender como esse processo acontece, porém, é preciso saber alguns princípios básicos sobre a linfa e sua formação. Sabe-se que a água constitui aproximadamente 70% do corpo humano. Essa água está contida no organismo em duas formas o líquido intra-celular (situado dentro da célula) e o líquido extra-celular (localizado fora da célula, o líquido que a banha). O líquido extra-celular ou intersticial situa-se nos interstícios que separam as células.
E deste líquido, o intersticial, que as células retiram seus elementos nutricionais: minerais e vitaminas, que lhe são fornecidos pelo sangue. Ele é ao mesmo tempo um entreposto alimentar e um depósito onde as células abandonam os resíduos de sua digestão, os dejetos do metabolismo celular. O líquido intersticial provém do sangue. A medida que ele sai dos vasos sanguíneos, é recuperado, em parte pelo próprio sistema venoso, em parte por condutos de drenagem. A fração do líquido intersticial que penetra por esses condutos sofre modificações. Sua composição química é alterada e ele torna-se a linfa.

Nenhum comentário: