terça-feira, 12 de agosto de 2008


O que é Massagem ?

O que é Massagem? Podemos defini-la como um conjunto de manobras, aplicadas com as mãos (nem sempre), sobre a pele com finalidades, normalmente, estéticas ou terapêuticas.
O termo massagem poderia ser comparado a um "guarda-roupa" no qual encontramos vestimentas para diferentes ocasiões. Notem que é a ocasião que determinará o estilo de roupa que usaremos. Não podemos usar a mesma roupa em todas as ocasiões. Assim é com a massagem. Existem diferentes estilos com efeitos distintos. O Massoterapeuta (Massagista Terapêutico) deveria conhecer o maior número possível destes estilos para diversificar seu "guarda-roupa" e, assim, estar melhor qualificado para abordar os diferentes problemas com os quais se vê confrontado diariamente. Antes de conhecermos alguns destes estilos convém saber sobre o que atua a massagem. A massagem pode atuar de maneira a proporcionar um Equilíbrio Energético. Neste prisma destacam-se, em especial, as massagens orientais como o Shiatsu, Do-In (auto-massagem), Massagem Ayurvédica entre outras. Os estilos ocidentais objetivam, na sua maioria, a atuação Neurocirculatória ou seja: Efeitos sobre o Sistema Nervoso e Circulação de Retorno, Venosa e Linfática (em 2º plano temos os efeitos sobre os tecidos). Ainda nesta ótica inserem-se as massagens chamadas Reflexas (preferimos chamá-las de Sensibilizações) e que são feitas em partes do corpo como pés (Podal), mãos (Quirodal) e orelhas (Auricular) buscando os mesmos efeitos, ou seja, atuar sobre órgãos do corpo via Sistema Nervoso Central (SNC).
“INDICAÇÕES E CONTRA-INDICAÇÕES” ” As indicações da massagem e suas contra-indicações se embasarão nos efeitos desta sobre o que atuam. No caso das Neurocirculatórias será sobre o Sistema Nervoso e Circulatório e no Sistema Urinário que, por depurar o circulatório, encontra-se diretamente envolvido . O que a massagem faz nestes sistemas? No Sistema Nervoso poderá, através do Sistema Nervoso Periférico Sensor (SNP) que levará os estímulos ao Sistema Nervoso Central (SNC) e que poderá acionar o Sistema Nervoso Autônomo (SNA), acalmar, relaxar, o paciente por indução ao Parassimpático ou, por se gerar um grande número de estímulos nos folículos sensores da pele, excitar o SNC, promovendo a recuperação de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e, também, provocar analgesia levando, ao Sistema Nervoso Central, sensações que refletem o presente como o tato, calor, pressão e que recebem “a preferência” de atenção em detrimento da “dor” que representa o passado. (Ver Massagem Neurocirculatória). No Sistema Circulatório provoca a troca de líquidos (intersticial para venoso ou linfático, arterial para intersticial, intersticial para intracelular e intracelular para intersticial) desintoxicando e nutrindo os tecidos. Auxilia também o retorno venoso e,ou, linfático. Sendo assim, a massagem estará indicada toda vez que seus efeitos, o incremento na desintoxicação dos tecidos, na nutrição celular, e a influência no Sistema Nervoso (Periférico, Central ou Autônomo), acalmando, excitando, aumentando o peristaltismo, se houver nas áreas massageadas, forem benéficos ao paciente e, estará contra-indicada, toda vez que o incremento da desintoxicação dos tecidos (Insuficiência Renal) ou dos efeitos sobre o Sistema nervoso, anteriormente descrito, forem prejudiciais ao paciente. Se tivermos em mente estes dois fundamentos, não precisaremos de uma lista de indicações e outra de contra-indicações.
A massagem também poderá ser considerada quanto aos efeitos que produz nos diferentes tecidos e órgãos do do corpo:

Nenhum comentário: